Repblica e cidadania Repblica das letras http://www.centenariorepublica.pt/
Repblica e cidadania Repblica das letras
Conferencistas


Unidade de Investigação & Desenvolvimento de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Educação de Portalegre

Maria João Mogarro é Doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004) e em Pedagogia pela Universidad de Extremadura (2001), Mestre em História Cultural e Política pela Universidade Nova de Lisboa (1989) e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). É Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Portalegre, a que pertence desde 1986, tendo sido Presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e suas Didácticas (1998-2008) e Presidente do Conselho Pedagógico (2001-2003). É investigadora da Universidade de Lisboa, na UI&DCE – Unidade de Investigação & Desenvolvimento de Ciências da Educação, desde 2004, e é também, neste momento, Coordenadora da Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lecciona nos cursos de Mestrado, Licenciatura e Especialização da Escola Superior de Educação de Portalegre e é professora convidada em programas de pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos) de universidades nacionais e estrangeiras. Coordena, actualmente, o projecto de investigação Education and Cultural Heritage: schools, objects and pratices, financiado pela FCT (iniciado em 2010) e é investigadora do projecto Teacher Education Schools in Portugal: history, archive, memory, também financiado pela FCT (e iniciado já em 2010). De entre outras investigações que tem desenvolvido, destacam-se os projectos internacionais sobre A História da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais (CAPES-GRICES, 2003-2007) e a História da Profissão Docente em Portugal e no Brasil: aproximações e distanciamentos (CAPES-GRICES, 2007-2009), assim como a consultoria científica do projecto Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação, do Ministério da Educação português (2006-2008). É autora e co-autora de vários livros (como História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Colibri, 2006), e de artigos, conferências e comunicações em áreas como a formação de professores, o património educativo, a cultura escolar e a história das instituições educativas. Participa regularmente em eventos científicos internacionais e sua organização, como a ISCHE - International Standing Conference for the History of Education, o Congresso Ibérico e o Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, o Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana e o Grupo Interuniversitário de Investigação em História Comparada da Escola na Europa do Sul (Sodalitas Pro Investigatione Comparata Adhaesa Educatione – SPICAE), cuja equipa portuguesa integra.
 

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Sério Niza é Professor no Departamento de Psicologia da Educação, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Director do Centro de Formação de Professores do Movimento da Escola Moderna; Director da revista Escola Moderna e Membro do Conselho Nacional de Educação. É detentor do Diploma de Especialização em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa; Diploma de Estudos Superiores Especializados em Investigação em Educação na Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa e Diploma para o Ensino Primário na Escola do Magistério Primário de Évora . Entre as suas publicações contam-se: (1996). Necessidades especiais de educação: da exclusão à inclusão na escola comum. Inovação, Vol. 9, n.º 1 e 2. Lisboa: IIE;: (1997). Formação Cooperada. Lisboa: Educa; (1998). A organização social do trabalho de aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico. Inovação, Vol. 11, n.º1. Lisboa: IIE; (1998). O modelo curricular de educação pré-escolar da escola moderna Portuguesa, in Formosinho, J. (org) Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora; (1999). Uma escola para a Democracia, a Educação e o Futuro. In Debates – Presidência da República. Lisboa: INCM; (org) (1999). Criar o gosto pela escrita. Formação de Professores. Lisboa: ME-DEB e (2002). C/ João Formosinho. Prática Profissional dos Cursos de Formação Inicial de Professores. Lisboa: ME-INAFOP.
 

Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra

CV a disponibilizar brevemente
 

Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra

CV a disponibilizar brevemente
 

Instituto Superior de Economia e Gestão

Augusto Mateus é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa. Presidente da empresa de consultoria Augusto Mateus & Associados. Professor Catedrático convidado do ISEG com responsabilidades docentes actuais nas áreas da Economia Europeia, da Política Económica e da Política Industrial e Competitividade, ao nível das Licenciaturas e dos Mestrados; Professor em Mestrados e cursos de pós graduação, no quadro de colaborações com outras Universidades e instituições de ensino superior como, nomeadamente, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Nacional de Administração e as Faculdades de Economia das Universidades do Porto e de Coimbra. Investigador e consultor na área da macroeconomia, da política económica, da competitividade industrial, da estratégia empresarial, da avaliação de programas e políticas de desenvolvimento Responsável pela Coordenação de vários estudos de avaliação de programas e políticas públicas, (Avaliação ex-ante do Programa Operacional (2007-2013) Factores de Competitividade, Avaliação Intercalar dos Programas Operacionais (2000-2006) da Economia, da Região de Lisboa e Vale do Tejo, e da Cultura, Avaliação Final do Programa PME2000, Avaliação Final do Regime de Incentivos às Microempresas (RIME); Avaliação Intercalar da Iniciativa para a Modernização da Indústria Têxtil (IMIT), Avaliação da Operação Integrada de Desenvolvimento da Península de Setúbal e Avaliação da Relevância e Eficácia do Programa PEDIP, nomeadamente). Responsável pela Coordenação de vários projectos de investigação e estudos de economia aplicada, (nomeadamente, no quadro mais recente da preperação do QREN 2007-2013, “Competitividade Territorial e Coesão Económica e Social das Regiões Portuguesas” e “A Economia Portuguesa e o Alargamento da União Europeia”). Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria (Outubro 1995 – Março 1996) e de Ministro da Economia (Março 1996 – Dezembro 1997). Consultor de numerosas instituições e agências, nacionais e estrangeiras. Editor e membro de conselhos editoriais de publicações técnicas especializadas, nacionais e estrangeiras. Autor de mais de uma centena de comunicações em seminários e Colóquios da especialidade e de vasta obra difundida nas comunidades científicas nacional e internacional.
 
<< Start < Prev 1 2 3 Next > End >>

Page 1 of 3